ELEIÇÕES DO PARETE


Processo Eleitoral
 Condomínio Edifício Parque Residencial Teresópolis
O Blog tem a finalidade de levar ao conhecimento dos Condôminos, de forma clara e transparente, o processo eleitoral para os membros da Administração do condomínio.
Os documentos aqui publicados são cópias fiéis, (Scaneados) dos informativos que aos longos dos anos circularam no Condomínio Edifício Parque Residencial Teresópolis, e/ou foram enviados por condôminos. O Blog não faz pré-julgamentos, somente publica documentos verdadeiros.
Morador do Condomínio Parete desde 1984, sempre tive a ideia que toda organização deva ter sua história gravada de algum modo, pois só assim saberemos o que já foi feito, o que deu errado e o que poderá ser corrigido.
Desde a criação do Condomínio Edifício parque Residencial Teresópolis, em 11 de Outubro de 1982, podemos afirmar que houve progressos, tanto na organização financeira, econômica, bem como patrimonial, porém administrativamente existem altos e baixos, não pela incapacidade dos administradores, mas sim pelo sistema utilizado.
Este processo é bastante danoso, deixando a comunidade alijada na sua participação, devido à posição que se encontra em relação às instancias de informações, decisões e poder.
Cabe ressaltar, que não fazemos estas constatações, com intuito critico, e sim reconhecendo as dificuldades de administrar com instrumento regimental tão frágil e inoperante.
Como podemos observar, este processo vem se repetindo ao longo dos anos, se tornando uma bola de neve, onde crescem os problemas, as discórdias, e os processos jurídicos, tudo isto acompanhado dos prejuízos constantes a todos nós, pois desconhecemos que irregularidades presumidas, com altos valores gastos em auditorias, retornassem aos nossos cofres.

Se apurássemos um calculo do prejuízo causado pelo modelo de Administração, utilizado até os dias de hoje, desde a criação do condomínio, certamente, o valor daria para termos piscina, salão de festas mais confortável, outras instalações de lazer e segurança, e até mesmo uma taxa de condomínio de menor valor, através do desenvolvimento do enxugamento das receitas e despesas.


No ano de 2007, o então Síndico Nelci Conrado dos Santos, aprovou a redução das taxas condominiais em 10% e congelamento por um ano.
No ano seguinte os candidatos à Síndico, mantiveram a proposta, com intuito de vencer as eleições, sem levar em conta a inflação, reajuste salarial dos funcionários, reajuste das tarifas de energia e água, etc.
A partir de então iniciou o consumo do Fundo de Reserva, de Estacionamentos e de leilões.
tamanha irresponsabilidade levou a falência de nossas contas, culminando com assustador aumento das taxas condominiais e constantes chamadas extras, bem como aumento da inadimplência.

No ano de 2019, o Síndico Rodrigo Wagner da Silva, promoveu atualização e modernização da Convenção Condominial, adaptando ao novo Código Civil, criando novas ferramentas administrativas, as quais agilizam as formas de cobranças, com multas mais adequadas, rigor no uso das partes comuns etc.

Dois fatores mais importantes foram:

  1.  a modificação da estrutura de formação da administração, quando foi criado o "Conselho Fiscal" independente, podendo o mesmo ser eleito pela chapa de oposição e não mais necessariamente pela formação da totalidade das chapas, portanto um grupo de condôminos poderá formar chapa para apenas o Conselho Fiscal.
  2. o reconhecimento universal de cobrança em condomínios, de taxas condominiais, levando em conta a fração ideal de cada unidade, quando imóveis de 1 dormitório, pagavam o mesmo valor que os de 2 dormitórios.
Sabemos que existem instrumentos de organização e métodos mais eficientes para administrar nosso condomínio, como a proposta de Gestão Participativa, disponível no Blog.
O Blog foi criado por iniciativa própria, tendo em vista a falta de um informativo oficial mais efetivo, da instituição Parete, onde os condôminos pudessem acompanhar a vida condominial com Transparência nos seus mínimos detalhes, e
liberação na internet, com usuário e senha, das contas do condomínio
.
Cabe ressaltar que somente no ano de 2019, na administração de Rodrigo Wagner da Silva, foram liberadas na internet as contas do condomínio na página da auxiliar de administração Auxiliadora Predial S/A.

As administrações do referido Síndico foram pautadas por mudanças importantes, Transparência , bem como modernização em todos os sentidos.


 



Conjuntura dos candidatos à Sindico do Parete, em todos os tempos.

Quem já foi Síndico do Parete, de 1982 / 2011.


 
Evite dar Procurações para votar e ser votado, nas eleições para Síndico do Parete


 Paulo Portella